segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dados avançados sobre a Mega Sena - Loterias Caixa

As loterias são definidas pelas teorias probabilísticas. Uma vez definida a estrutura de uma loteria, por exemplo a Mega Sena, não é possível desmontá-la ou revertê-la.
A expressão matemática da Mega Sena é a seguinte:
São 60 dezenas que geram 50.063.860 combinações possíveis de 6 dezenas. Ou seja, nominalmente nesse universo de possibilidades, qualquer combinação de seis dezenas concorre com as outras restantes. E em um sorteio de seis dezenas de 01 a 60, só há uma ocorrência de seis dezenas.
Mesmo que a probabilidade de acerto aumente, apostando com uma combinação acima de seis dezenas, ainda ocorrerá somente uma premiação de sena, pois são sorteadas somente seis dezenas.
Veja as probabilidades.
Probabilidade detalhada da Mega Sena
Não é possível desfazer as probabilidades nominais e fundamentais das loterias mas, é possível usar as estatísticas das teorias probabilísticas para melhorar os acertos de premiações.
Penso que as probabilidades das loterias servem para impressionar e desanimar os apostadores, os quais preferem não se aprofundar numa análise de números que parecem insondáveis. Assim, contam somente com a sorte, que de fato resulta no oposto.
A partir de vinte resultados de qualquer loterias, já é possível trabalhar com as estatísticas.
Os resultados dos sorteios, mostram informações muito importantes para entendermos um pouco sobre o comportamento da loteria. E assim, é possível desenvolver métodos criteriosos que nos darão mais chances de nos aproximarmos do acerto de alguma premiação.
Há muitos estudiosos das estatísticas das loterias mas, quase nenhum tem êxito em seus estudos e métodos. Porque mesmo trabalhando para aumentar as probabilidades, o resultado de qualquer estudo é gigantesco, o que inviabiliza a pretensão de garantir algum sucesso para si mesmo.
Sempre digo que nenhum estudioso de loterias, pode criar um método ou sistema que o faça ganhar de maneira lucrativa nas loterias. O que comumente acontece é a velha regra de trocar seis por meia dúzia.
Como já disseram, os apostadores devem se envolver com as loterias, somente como um entretenimento, jamais como um investimento. Porque se fosse um investimento, seria o pior de todos. Porém, muitos apostadores iludidos ou viciados em jogos, ainda veem as loterias como um tipo de investimento e acabam perdendo muito dinheiro.
Quando decidi usar as loterias, para fazer uma verdadeira transferência de renda com os projetos da Organização Interatividade S.A., eu tive muita cautela para não me deixar iludir também. Analisei friamente todos os fundamentos e hoje posso dizer que sou um grande conhecedor do comportamento das loterias.
Para explorar o comportamento das loterias, são necessários ótimos softwares de loterias e um computador de alto desempenho. Eu disponho dos melhores softwares disponíveis e de um computador que foi adquirido exclusivamente para estudar as loterias.
Vou compartilhar aqui tudo que aprendi sobre o comportamento estatístico da Mega Sena e das outras Loterias Caixa.
Em todas as loterias há a probabilidade nominal de cada uma mas, o que determina a probabilidade real é o resultado do sorteio. Por exemplo na Mega Sena, se fossem sorteadas as dezenas 01 05 34 37 40 58, a probabilidade real nesse caso seria de fato a probabilidade nominal 1 em 50 milhões, porque na prática é a primeira dezena que determina a probabilidade real. E se fossem sorteadas as dezenas 05 34 37 40 50 59, a probabilidade real seria de 1 em 32,5 milhões, porque 05 foi a primeira dezena. Uma grande melhora!
Como não é possível ter a certeza de que primeira dezena seria a partir da 05, é necessário avaliar cuidadosamente as estatísticas para tomar a decisão certa. Porém, esse cuidado seria para ter muito mais chance de acertar a Sena, porque os acertos de Quinas e Quadras, naturalmente estariam mais prováveis com a eliminação de quase 20 milhões de possibilidades de resultado.
Em otimização de jogos, o exemplo a cima, é um dos melhores critérios de refinamento das combinações das loterias, principalmente da Mega Sena.
Com os softwares que utilizo, posso definir vários tipos de refinamentos para otimização de jogos. Porém, a aplicação de muitos filtros que eliminam milhões de possíveis combinações, pode também, tirar até a garantia de acerto de uma Quadra, quando são mal definidos.
O software que mais uso para refinar e otimizar os jogos para a Mega Sena, é o HTLoto Plus. E para análise estatísticas uso o Joga Loterias Profissional, o SPLoto Profissional e o fantástico SorteMS.
Os filtros que mais eliminam jogos improváveis são os que excluem ou fixam dezenas (únicas ou grupos). Porém, esses são os filtros mais difíceis de serem definidos.
Nos softwares há dezenas de filtros predefinidos que são os mais comuns em estudos de loterias mas, como eu mencionei a cima, na prática não ajudam muito quando são aplicados para poucos jogos individuais. Eu considero como os melhores filtros, os personalizados. Assim, posso aplicar um critério de refinamento baseado nas minhas observações do comportamento das loterias. Por exemplo: o filtro de eliminação do grupo de 10 milhões de jogos de onde saiu o último resultado. Comumente há poucos resultados consecutivos no mesmo grupo de 10 milhões.
Esses grupos são os seguintes: 1 a 9.999.999, 10.00.0000 a 19.999.999, 20.000.000 a 29.999.999... Como eu disse, filtros que eliminam milhões de combinações, requerem muita atenção. Outro exemplo de filtro que elimina muitas combinações é o do critério par/ímpar.
Nas próximas postagens, apresentarei os filtros do HTLoto Plus que uso na Mega Sena.